? ??????????????????? ????Easy Install Instructions:???1. Copy the Code??2. Log in to your Blogger account
and go to "Manage Layout" from the Blogger Dashboard??3. Click on the "Edit HTML" tab.??4. Delete the code already in the "Edit Template" box and paste the new code in.??5. Click "S BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Cão Pequinês


O pequinês é uma antiga raça de cão miniatura, originária da China. É um cão pequeno, bem equilibrado e valente. O seu aspecto é leonino, é independente e capaz de defender-se. O peso do pequinês varia entre os 2 e 8 kg.
Eles eram os animais de estimação favoritos da corte imperial. Estes animais também eram chamados de cães Fu (ou Fu Lin) pelos chineses, que os reverenciaram representando-os em várias obras de arte. Eram considerados espíritos guardiães, visto que se assemelham ao mítico leão chinês.
Aparência
A raça pequinesa tem mais de 2000 anos de existência e mudou pouco em todo esse tempo, sendo muito provavelmente a resultante do cruzamento de cães do tipo maltês e terriers tibetanos (que originaram o Lhasa Apso) com os pequineses já existentes nesta época. Atualmente, os criadores modernos e juízes de competições caninas parecem preferir o tipo de pêlos longos ao tipo mais tradicional, de pêlo estilo spaniel. Um poema escrito pela imperatriz Tzu Hsi descreve aqueles que seriam os aspectos essenciais da raça e nos ajudam a entender como os chineses de antanho viam este cão.
Os padrões da raça admitem praticamente todo tipo de combinação de cores. A mais comum é o sable vermelho; esta é a cor da maioria dos pequineses do Westminster Kennel Club Dog Show. Preto e bronze são populares também, mas os dourados parecem ser os preferidos para cães de exposição. O pequinês totalmente branco (exceto a face) ou totalmente preto é deveras impressionante. É fundamental que a face (nariz, lábios e contorno dos olhos) seja negra e os olhos, marrons. Supostamente, há uma variante de pêlo azul (acinzentado) na linhagem pequinesa britânica.
Os olhos do pequinês são grandes, cristalinos, de cor escura e brilhante, levemente proeminentes e redondos. As orelhas, em forma de coração, são providas com longas franjas. O pescoço é um pouco curto e grosso. O tronco é curto, mas com tórax amplo. A cauda é de inserção alta, posição rígida, levemente curva sobre o dorso, com franjas abundantes. Sua pelagem é longa e reta, com crina abundante que se estende atrás dos ombros, formando uma espécie de coleira ao redor do pescoço.
O pêlo de cobertura é basto, com franjas abundantes nas orelhas, nos membros, nas coxas, na cauda e nos pés. Todas as cores e manchas são admitidas, e apreciadas igualmente, com exceção do albino e da cor de fígado. Os exemplares multicoloridos apresentam manchas bem definidas.
O modo de andar bamboleante do pequinês não tem similar no mundo canino. Visto que os chineses os criavam originalmente para fazer companhia ao imperador, suas damas da corte e eunucos, as pernas são arqueadas para desencorajar perambulações. Todavia, eles o podem fazer e o farão, mesmo com cães maiores, quando permitido. É impressionante como as pernas arqueadas lhes permitem caminhar, correr ou trotar.
Pelo padrão inglês, os pequineses devem pesar até 5 Kg (machos) e 5,5 kg (fêmeas), e medir de 15 a 23 cm de altura nas espáduas. Em competições, o padrão americano recomenda que animais acima de 7 kg sejam desclassificados
Temperamento
Estes cães podem ser teimosos e ciumentos. Não é do tipo que sempre atende quando o dono chama. Pequineses podem ser agressivos, principalmente com outros cães. Pode levar um bom tempo até que pequineses se acostumem a outros cães que não sejam filhotes, companheira(o)s e irmã(o)s. Todavia, pequineses podem ser socializados apropriadamente para conviver com outros tipos de animais e até se tornar grandes amigos destes. É fácil acreditar que os pequineses sabem que pertencem à realeza e esperam que você também perceba disso. Isto pode torná-los inadequados para o dono de cão iniciante. A personalidade do pequinês pode ser comparada a do gato doméstico, embora isso não seja muito preciso. Onde um gato pode ser treinado, um pequinês precisa ser convencido de que o treinamento é benéfico para ele tanto quanto para você. Mas se ele te amar, fará qualquer coisa por você, mesmo lutar até a morte para lhe proteger.
O pequinês geralmente é cão de um único dono. Ele decide de quem gosta mais e pode lhe surpreender. Eles até aceitam outras pessoas na sua vida, mas você deve estar pronto a lhe dar menos atenção se ele começar, por exemplo, a encarar uma criança como rival. A maioria dos pequineses saudáveis e bem treinados lidam muito bem com crianças, mas infelizmente pelo fato de estarem entre as raças consideradas "fofas e bonitinhas", muitas pessoas não os treinam adequadamente e terminam com problemas difíceis envolvendo ciúmes.
O pequinês foi introduzido no Brasil na década de 1960 e em fins da década de 1970 a grande procura estimulou a ganância comercial, o que abastardou e praticamente fez desaparecer a raça do país. Além disso, o pequinês ganhou uma injustificada má fama de animal desequilibrado, nervoso, agressivo - e fedorento. Segundo avaliação da criadora Belkiss Dugleia Andrade, do Canil Sagitarius de São Paulo, SP, "o verdadeiro pequinês ficou com a imagem incorreta".
Saúde
Os principais problemas dos pequineses envolvem os olhos grandes e sensíveis e o sistema respiratório, por conta de seu crânio pequeno e cara chata, e alergias de pele. Um problema bastante comum são ulcerações nos olhos que podem se desenvolver espontaneamente. Pequineses nunca deveriam ser mantidos fora de casa, pois tem dificuldade em regular a temperatura corporal quando o tempo está demasiadamente quente ou frio. Seus dorsos longos demais se comparados às pernas, os fazem vulneráveis a lesões nas costas. Deve-se tomar cuidado ao erguê-los, para proporcionar suporte adequado para as costas: coloca-se uma mão sob o peito e outra sob o abdômen. Por causa das pernas curtas, alguns pequineses têm problemas com escadas; cães idosos podem não ser mais capazes de subir ou descer escadas sozinhos.
Cuidados
Manter a pelagem do pequinês saudável e apresentável exige que ela seja escovada pelo menos uma vez ao dia (embora criadores admitam que isso possa ser feito apenas três vezes por semana, a escovação diária lhe permitirá levar seu cão ao tosador apenas de 3 em 3 meses). Todavia, se o animal se sujar e a sujeira secar no pêlo, será necessário levá-lo ao tosador, posto que é difícil para um leigo fazer a limpeza sem machucar o cão.

0 comentários: